top of page

- Organo Tabacos -

Agroindústria familiar de produção e beneficiamento de tabaco.

A empresa Organo Tabacos nasceu em 2015, onde seus idealizadores, após mais de 30 anos trabalhando na cadeia produtiva do Tabaco, perceberam que no mercado, consumidores em geral e pequenas indústrias, seja de produção de palheiros, essências para narguilé, entre outras, possuem dificuldade para encontrar Tabaco de qualidade para sua produção, principalmente em pequenas quantidades.

 

Desta forma, para atender a este necessidade latente deste mercado, nasceu a empresa Organo Tabacos, especializada em produção e beneficiamento de Tabaco, fornecendo produtos de qualidade em quantidades fracionadas com entrega para todo o Brasil, de forma a atender as necessidades de cada cliente.

 

Contamos com produção própria de Tabaco tipo Virgínea, também conhecido como Fumo Universitário e, Tabaco em Corda. Podendo assim, garantir a qualidade e homogeneidade de seus produtos, desde a produção das mudas até o processamento da produção final. Grande parte dos tratos culturais na lavoura, assim como o beneficiamento, são realizados manualmente, incluindo a colheita do Tabaco, onde são selecionadas apenas as folhas em estado de maturação ideal, garantindo um produto final de qualidade.

 

Seguindo uma linha diferente dos Tabacos encontrados hoje no mercado, trabalhamos apenas com Tabaco Natural, aquele que não recebe nenhum tipo de tratamento químico em seu beneficiamento, não contendo conservantes, aditivos ou aromatizantes artificiais, podendo assim, com sabor e aroma Natural do Tabaco, proporcionar uma experiência única aos consumidores.

 

A empresa conta hoje com produção de mais de 20 toneladas de Tabaco, o qual segue para diversas partes do país, fornecendo produtos de qualidade para consumidores finais e para micro e pequenas empresas do ramo de Tabaco, as quais temos orgulho de participar do início de suas jornadas de sucesso no mercado.

Curiosidades sobre a produção de Tabaco
mudas.jpg
IMG_8832.JPG
secagem.jpg

Produção de Mudas

Diferente de outros cultivos, como no caso dos grãos: milho, soja, entre outros, que as sementes são plantadas direto na terra,  a produção de Tabaco se inicia pela formação de mudas.

As sementes são semeadas em bandejas de isopor que flutuam na água de uma piscina em um túnel coberto por plástico. Esse sistema tem por objetivo proporcionar um ambiente protegido, que propicie as melhores condições para germinação e desenvolvimento das mudas.

As sementes levam entre 10 a 15 dias para germinar dentro das condições ideias de temperatura, por volta de 18 C°.

O plantio das mesmas ocorre apenas 60 dias após sua germinação.

Cultivo de Tabaco

Quando as mudas de tabaco atingem tamanho ideal, as mesmas são transplantadas na lavoura, em sistema de mulching. Ali, passam por diversos tratos culturais, como: capina, adubação, desbrota, entre outros.

O período de colheita inicia-se por volta de 60 dias após o plantio e estende-se por um cerca de 60 dias, desde a primeira colheita até a colheita final.

O processo de colheita é realizado todo manualmente, onde são colhidas apenas as folhas em estado de maturação ideal.

Secagem e Armazenamento

Após colhidas, as folhas de tabaco seguem para secagem, a qual é realizada em secador de ar forçado, onde, as folhas ficam penduradas em estaleiros e, são desidratadas com calor de fogo feito em fornalha (no caso do fumo virgínea).

Este processo de secagem leva 7 dias. Após desidratadas, as folhas são classificadas manualmente, seguindo sua coloração e demais especificações, sendo posteriormente armazenadas em paiol de madeira, de onde sairão direto para o beneficiamento quando necessário.

A Folha.png
A Folha.png
A Folha.png
A Folha.png
A Folha.png
A Folha.png
bottom of page